Erica Nogueira Souza Barbosa

Mãe da Emily

Às 00:50h do dia 26 de agosto de 2018 fui acordada por uma bolsa rompida. Estava começando o processo de nascimento de nossa terceira filha. Nos dois partos anteriores a bolsa só se rompeu final do trabalho de parto, próximo do nascimento dos bebês, e ter o trabalho de parto iniciado na madrugada, com uma bolsa rompida foi algo totalmente novo para mim. Mas foi muito bom, pois tivemos tempo de ligar para um casal de amigos e pedir que fossem dormir com nossos filhos mais velhos. Além de conseguirmos pegar estrada fora da fase ativa (e mais dolorida) do trabalho de parto, já que moramos em Vargem Alta.

Chegamos ao Hospital Unimed um pouco depois das 2:00h da manhã. Fui examinada pelo médico de plantão, apenas com 2cm de dilatação e contrações regulares de 3 em 3 minutos, mas não muito intensas. Fomos para a sala de parto e, pela primeira vez, tive a oportunidade de curtir os aparatos disponíveis. Fiquei um tempo sentada na bola, fazendo exercícios, e depois fui para a banheira. A água quente é excelente para relaxar, e não foi difícil suportar a evolução das dores da contração. É realmente muito bom e relaxante.

Saí da banheira para ir ao banheiro, e logo depois fui novamente examinada. Era por volta de 4h da manhã , e o colo já estava completamente dilatado. Chegamos aos 10cm! Agora era só esperar a bebê descer. Caminhamos um pouco, e logo as contrações foram ficando bem doloridas e seguidas uma da outra.

Já passava das 5h da manhã quando sentei na cadeira de parto, sentindo as últimas contrações, já bem doloridas, num estágio bem avançado. Estava difícil não gemer quando elas vinham. O médico de plantão pediu para eu avisar quando o bebê estivesse vindo, para chamar o pediatra. E logo o aviso foi dado! Mais cerca de 5 contrações, e Emily veio ao mundo!. Saiu já chorando, às 6:00h da manhã, e os sinos da igreja badalaram! Literalmente!

Toda equipe foi muito boa, me respeitando naquilo que eu desejava para o meu parto. Apesar das sugestões profissionais, só foram feitas intervenções estritamente necessárias, nada em desacordo com aquilo que eu e meu marido desejávamos.